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Podcast Psique: Supervisão do Psicólogo na Clínica

Podcast Psique é uma conversa sobre o cotidiano da psicologia. Na 2° temporada (T02) iremos explorar a atuação profissional do psicólogo na clínica.

Neste episódio (T02E02) iremos falar da Supervisão do Psicólogo na Clínica, conversamos sobre como é receber supervisão e ofertar supervisão e dicas para quem quer entrar na área da psicologia clínica. Convidamos a psicóloga Telma Abreu que atua na clínica há 15 anos, para explorar essa temática.

Caso seja psicólogo e queira compartilhar sua experiência profissional conosco através do podcast envie e-mail para contato@quallitypsi.com.br

Contato da Telma: Telmabreu57@gmail.com e @institutodepsicologiaabreu

 

Podcast Psique: Atuação do Psicólogo na Clínica

 

 

Podcast Psique é uma conversa sobre o cotidiano da psicologia. Nessa temporada (T01) iremos explorar a atuação profissional do psicólogo.

Neste episódio (T01E05) iremos falar da Atuação do Psicólogo na Clínica, conversamos sobre como é atender na Pandemia e na modalidade Online.

Convidamos a psicóloga Telma Abreu que atua na clínica há 15 anos, para explorar essa temática.

Caso seja psicólogo e queira compartilhar sua experiência profissional conosco através do podcast envie e-mail para contato@quallitypsi.com.br

Contato da Telma: Telmabreu57@gmail.com e @institutodepsicologiaabreu

 

 

 

Workshop: Business Model You

Workshop Business Model You 4 - Workshop: Business  Model You

 

O QUE É?

Curso baseado no modelo Business Model You com instrumentos reflexivos e aprenderá a utilizar ferramentas para modelagem de sua carreira.

 

ESTRUTURA DO CURSO

1. Parte teórica (material didático, vídeos);

2. Parte Prática (fazer atividades, offline);

3. Tutoria do curso (encontro virtual, agendado);

4. Prova de Conhecimento;

5. Certificado, neste curso 80h;

 

OBS: É possível ver alguns módulos em link abaixo. 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

 

Módulo 1: Iniciando o Curso 

Boas Vindas e Estrutura do Curso (Tempo – 00:1:29)

Introdução (Tempo – 00:3:14)

 

Módulo 2: Autoconhecimento (Tempo – 00:3:01)

Atividade 1: Roda da Vida (Tempo – 00:6:38)

Atividade 2: Respondendo à pergunta “Quem sou eu”? (Tempo – 00:5:44)

Atividade 3: Múltiplos Papéis (Tempo – 00:4:15)

Atividade 4: Linha da Vida (Tempo – 00:3:38)

 

Módulo 3: (Re)Conhecendo Habilidades e Interesses (Tempo – 00:3:02)

Atividade 1: Reconhecer Interesses (Tempo – 00:2:23)

Atividade 2: Identificar as Capacidades e Habilidades (Tempo – 00:2:49)

Atividade 3: Que tipo de pessoa é você? (Tempo – 00:2:31)

Atividade 4: Como você gasta a maior parte do seu tempo? (Tempo – 00:3:44)

 

Módulo 4: Seu propósito de Carreira (Tempo – 00:1:46)

Atividade 1: Sua vida totalmente nova (Tempo – 00:5:37)

Atividade 2: Declaração do Propósito (Tempo – 00:4:35)

Atividade 3: Colocando propósito em jogo (Tempo – 00:2:21)

 

Módulo 5: Revisar (Tempo – 00:3:56)

Atividade 1: Alterando sua perspectiva (Tempo – 00:5:19)

Atividade 2: Transcendendo Modelos Mentais (Tempo – 00:2:50)

Atividade 3: Redesenhando seu Modelo de Negócio Pessoal (Tempo 00:17:04)

 

 

Deseja fazer o curso? Entre AQUI

 

 

 

 

 

 

 

 

Planilha de RH e DP: Cálculo de Banco de Horas e Hora Extra

Planilha de RH e DP Cálculo de Banco de Horas e Hora Extra 300x300 - Planilha de RH e DP: Cálculo de Banco de Horas e Hora Extra

Olá caríssimos, 

Em nossas atividades de consultoria é muito comum as empresas, principalmente de porte pequeno e médio,  não terem um controle de dados básicos como de banco de horas, descrição de cargo, cadastro de funcionários, cadastro de clientes e outros. Devido ao tamanho da empresa é custoso ter essas atividades de modo tão automatizada com software, então elas geralmente fazem de modo manual (escrito) ou por planilha no Excel, mas muitos deste ficam desorganizados e pouco produtivo levando um tempo que seria utilizado produzindo outras coisas da atividade fim da empresa.

Por isso nós da Quallity Psi criamos uma planilha de simples manuseio para o registro de ponto que calcula o banco de horas sinalizando horas extras e horas devidas. A partir destes dados você consegue calcular o salário do colaborador e ter os cálculos da quantidade de horas podendo organizar a jornada de trabalho. 

A tabela é simples e você pode colocar a jornada de horas semanais do seu colaborador: 44h ou 40h ou 30h ou 20h e etc. Você faz uma aba ou planilha por mês/ano dependendo da quantidade de funcionários. Segue abaixo o vídeo explicando a tabela:    

 

 

 

Caso queira adquirir a tabela entre em contato Telefone e Whatsaap: (27) 9 9272 4701 ou E-mail: contato@quallitypsi.com.br.

 

 

 

Covid-19 doença de trabalho, entenda mais

Women Speak Lecture Seris 2 300x300 - Covid-19 doença de trabalho, entenda mais

 

A Covid-19, de fato, pegou todos de surpresa e mudou o cenário mundial com relação a incontáveis formas de comportamentos, saúde, sociais, empresariais, entre outros; com resultantes diversas. Hoje falaremos a respeito do cenário empresarial diante da pandemia, para compreendermos o que mudou na legislação trabalhista; e como e porque ela se tornou uma doença no trabalho. 

O cenário atual trouxe algumas Medidas Provisórias lançadas pelo Governo Federal, com alterações em relação a diversos termos trabalhista e condutas empresariais; lembrando que elas duram apenas até o fim da pandemia.

 

Para Os empresários:

Primeiro, é necessário que estejamos cientes da Lei 7.064, de 1982, que é de interesse das empresas com sede no exterior. Essa lei permite que o funcionário brasileiro possa ser repatriado em caso de problema ou um possível problema de saúde, como a pandemia. Essa lei serve para que, se a empresa não repatriar o funcionário, ele peça ajuda governamental para tal, com despesas totais arcadas pela empresa;

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), exige que empresas que trabalhem com banco de dados, cumpram medidas de proteção, atualizando seus softwares e treinando seus funcionários para o combate da invasão e proteção dos dados dos clientes; principalmente agora, nessa época que o home office está sendo muito requisitado, é necessário que esses dados sejam protegidos nos notebook e computadores usados para home office. Essa medida entraria em vigor em agosto de 2020 e foi adiada para 2021;

Os microempreendedores podem aproveitar um prazo maior para o pagamento da Declaração Anual Simplificada (DAS). Essa prorrogação é válida para os tributos apurados no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS-D) e o Programa Gerador do DAS para o MEI (PGMEI);

Empresas podem suspender ou parcelar o deposito das suas parcelas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Os valores poderão ser recolhidos posteriormente;

Assembleias empresariais societárias e cooperativas podem ser realizadas em um prazo de até sete meses após o encerramento do último exercício social.  E o mandado de diretores e membros do conselho podem ser estendidos e prevê a realização de votação na modalidade virtual;

Neste período, as empresas possuem a facilitação de operações de crédito e renegociação de dívidas.

 

Empresas e seus funcionários:

É permitido o regime de home office; a mudança de presencial para home office se dá de forma unilateral do empregador, não sendo mais necessário o comum acordo. Basta que o empregado seja comunicado com 48 horas de antecedência. Nessa modalidade, se não houver o controle da jornada o trabalhador não terá direito a hora extra; mas se for controlada e ultrapassar a quantidade de horas previamente combinadas, deverá receber as horas;

É permitida a antecipação de férias, inclusive relativas a período aquisitivo não completado. O aviso da concessão das férias passa a ser de 48 horas e não mais 30 dias. As férias coletivas podem ocorrer sem limite máximo ou mínimo;

Se o empregado concordar, poderá ser feita a antecipação de feriados. O banco de horas, por acordo individual, terá o prazo de 18 meses para ser compensado, respeitado de 2 a 10 horas totais diárias;

Aqueles que receberam neste ano auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão, terão o direito anual adiantado;

Funcionários que forem demitidos durante a pandemia terão todos os direitos tradicionais da CLT;

Empregados que tiveram a jornada de trabalho e o salário reduzidos ou o contrato de trabalho suspenso, não poderão ser dispensados sem justa causa, durante o período de duração da redução da jornada;

Em caso de colaborador diagnosticado, nos primeiros 15 dias do afastamento, o empregado receberá seu salário normalmente e no período seguinte, se permanecer afastado, ele passará a receber o auxílio-doença do INSS;

Funcionário em isolamento domiciliar por conta de suspeita ou contágio do vírus, a falta é justificada como combate, isolamento e quarentena; o funcionário deve avisar ao RH e pedir o afastamento;

O funcionário pode ser afastado do trabalho para programas de qualificações profissionais oferecido pelo empregador, sem salário ou remuneração obrigatória. O empregador pode contribuir com o funcionário por ordem voluntária, com a manutenção dos benefícios e uma possível ajuda de custo sem caráter salarial. Tudo pode ser negociado diretamente entre padrão e empregado, individual ou em grupo e não é necessário o acordo de convenção coletiva;

É permitido o acordo individual de jornada de trabalho de 12 horas de trabalho para 36 de descanso, no caso de hospitais, para médicos, enfermeiros, etc.;

Caso o empresário necessite encerrar as atividades por “força maior”. A indenização ao funcionário é de 20% do FGTS;

A empresa deve treinar seus funcionários para manusear e fazerem o uso adequadamente dos equipamentos de proteção coletiva e individual.

 

A respeito do atendimento ao público:

Empresas que podem exercer delivery de alimentos, é permitida diante da logística adequada, a entrega em domicílio ou retirada no local, desde que adotadas as medidas estabelecidas de prevenção e contenção do vírus;

 Para comercio de rua é proibido a aglomeração de pessoas, o estabelecimento deve controlar a entrada dos clientes. Fornecer álcool em gel; distribuir senhas de atendimento; marcar hora; exigir o uso da máscara para adentrar ao local; e manter o distanciamento social dentro do ambiente; 

Empresas de transporte público ou privado, possui a obrigação de disponibilizar o álcool gel 70%, máscara e luva para os funcionários. Grupo de risco deve ser afastado temporariamente;

Empresas do ramo de turismo e viagens; devem dispor novas datas para remarcar o serviço adquirido, ou converter o valor gasto em crédito para futuras compras. Para pedidos de reembolso as empresas não precisam atender imediatamente;

Empresas que prestam serviço por licitação pública, houve a liberação de pagamento antecipado e a possibilidade de utilização do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC);

Empresários e comerciantes devem se atentar aos serviços essenciais, a abertura e funcionamento dos mesmos diante das novas regras. E ainda, estarem atentos aos EPI’s e EPC’s dos funcionários e clientes.

Em abril, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) não compreendeu a contaminação da COVID-19 como uma doença ocupacional. Alegou que seria impossível delimitar onde o contagio ocorreu. Exceto em caso de atividade de risco, como em hospitais, o empregador deve comprovar que a contaminação não ocorreu nas suas dependências durante o trabalho. Nas demais atividades empresariais não é obrigatório o reconhecimento da fonte do contágio; porém, o empregador deverá comprovar que tomou todas as medidas para evitar a contaminação.

O empregador deve entrar em contato com médicos da saúde e infectologistas, para compreender as medidas eficazes e até ministrar conteúdo educativo aos funcionários.

 

Referências

ALMEIDA, Herbert. Limite de dispensa, antecipação de pagamento e ampliação do RDC. 2020, Disponível em: <https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/mp-961-limite-de-dispensa-antecipacao-de-pagamento-e-ampliacao-do-rdc/>. Acesso em 12 de maio de 2020.

ANDRETTA, Filipe. Salário, férias, FGTS, banco de horas: o que mudou por causa do corona vírus. 2020. Disponível em: <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/25/coronavirus-ferias-feriados-salario-13-direitos-empregado-empresa.htm>. Acesso em 12 de maio de 2020.

COSTA, Vera. Para o Supremo, covid-19 é necessariamente doença ocupacional.  Será? Disponível em: <https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/para-o-supremo-covid-19-e-necessariamente-doenca-ocupacional-sera/>. Acesso em 12 de maio de 2020.

MASCARO, Marcelo. Quem trabalha em Home Office tem direito a hora extra? 2020. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/quem-trabalha-em-home-office-tem-direito-a-horas-extras/>. Acesso em 12 de maio de 2020.

NASCIMENTO, M., Marcelo. O que de fato mudou com a MP trabalhista do Corona vírus. 2020. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/o-que-de-fato-mudou-com-a-mp-trabalhista-do-coronavirus-advogado-responde/>. Acesso em 12 de maio de 2020.

SANTOS, Rafa. Lei de 1982 regula obrigações de empresas com funcionários na zona do corona vírus. 2020. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2020-fev-11/lei-regula-obrigacoes-empresas-funcionarios-zona-coronavirus>. Acesso em 12 de maio de 2020.

 

 


Lícia Marchiori Crespo

Graduada em Hotelaria pelo SENAC, Águas de São Pedro/SP. Cursando o 4º Período de Psicologia pela UNIP, Vitória/ES. Atuou como docente de Hotelaria, SENAC/ES, 2014. Desde 2013, atua em consultorias e treinamentos para Meios de Hospedagem e A&B. Trabalha como voluntária e idealizadora de projetos sociais, nacionais e internacionais, desde 2005.

 

 

 

 

Atendimento Psicológico Online

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A pandemia da COVID-19 realizou uma mudança estrutural, nós fez deparar com a necessidade de distanciamento social por isso estamos oferecendo a modalidade de atendimento psicológico online.  Esta modalidade da prestação de serviços psicológicos está regulamentada pela Resolução CFP n° 011/2018  e Resolução CFP nº 004/2020.

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