Recrutamento de Portador de Necessidades Especiais (PNE)

 

O que é?

Recrutamento e Seleção de Deficientes (PCD), ou Portador de Necessidades Especiais (PNE), é um recrutamento especializado em Profissionais com Deficiência. A contratação é legalizada, na qual as empresas tem cotas a serem preenchidas com trabalhadores que possuem alguma deficiência. Lei 8.213/1991 no art.93:

Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção:

I – até 200 empregados……………………………………………………………………………….2%;

II – de 201 a 500…………………………………………………………………………………………3%;

III – de 501 a 1.000……………………………………………………………………………………..4%;

IV – de 1.001 em diante. ……………………………………………………………………………..5%.

§ 1o  A dispensa de pessoa com deficiência ou de beneficiário reabilitado da Previdência Social ao final de contrato por prazo determinado de mais de 90 (noventa) dias e a dispensa imotivada em contrato por prazo indeterminado somente poderão ocorrer após a contratação de outro trabalhador com deficiência ou beneficiário reabilitado da Previdência Social. (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015) 

§ 2o  Ao Ministério do Trabalho e Emprego incumbe estabelecer a sistemática de fiscalização, bem como gerar dados e estatísticas sobre o total de empregados e as vagas preenchidas por pessoas com deficiência e por beneficiários reabilitados da Previdência Social, fornecendo-os, quando solicitados, aos sindicatos, às entidades representativas dos empregados ou aos cidadãos interessados. (Redação dada pela Lei nº 13.146, de 2015)

§ 3o  Para a reserva de cargos será considerada somente a contratação direta de pessoa com deficiência, excluído o aprendiz com deficiência de que trata a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943. (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015).

Recrutamento de novos profissionais o objetivo é atrair e agregar talentos que causam impactos na empresa contratante. Auxiliamos o setor de recursos humanos a encontrar soluções a encontrar profissionais que possuam alguma deficiência para trabalhar nas empresas. Algumas das dificuldades no recrutamentos é o medo do preconceitos e desrespeitos por parte dos colaboradores ou a ausência de um ambiente adequado ou não tem pessoas na qualificação necessária e outros. 

Como é o serviço?

O serviço é flexível devido as necessidades diversas das empresas. Mas realizamos tanto o recrutamento externo como interno, nos seguintes passos básicos: 

– Levantamento dos dados da vaga;

– Planejamento da captação dos talentos;

– Recrutamento e Execução;

– Avaliação e analise dos candidatos;

– Entrevista e Aplicação de testes;

– Encaminhamento dos candidatos; 

Contratação do serviço

Entre em contato conosco: contato@quallitypsi.com.br ou (27) 9 9257 2161