A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL

IMG 20190123 WA0009 529x375 - A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL

Não é de hoje que sabemos que a saúde mental e emocional nos proporciona uma melhor qualidade de vida e maior disposição para lidar com os desafios do dia-a-dia; depois de abordamos grandes assuntos no ano passado,entramos 2019 com força total e mais uma oportunidade de abraçarmos a importância da saúde mental, emocional e o nosso estimado “Janeiro Branco”, que mobiliza tantas pessoas a favor da saúde coletiva.

A nossa saúde merece uma atenção especial, pois ela é nossa companheira de caminhada e é com ela que vamos trilhar nosso presente e futuro,e a partir desse nosso cuidado, conseguiremos definir se ele será positivo ou não.

Se você nos acompanha desde do o ano passado, já sabe a importância de ficar atento aos sinais: as emoções que refletem diretamente em sintomas físicos e mentais; que nos alerta de que nossa saúde merece uma atenção redobrada; juntamente com médicos, especialistas, terapeutas,atividades alternativas e a necessidade de medicalização para cada caso especifico; todas essas questões necessitam de uma busca positiva pelo profissional e tratamento, que podem fazer toda a diferença em nossas vidas.

Por muitas vezes somos fortes e resistentes em admitir que há algo de errado acontecendo, o homem moderno é feito para suportar grandes cargas emocionais, por isso, ás vezes, aqueles que estão do nosso lado podem ter uma visão mais abrangente do que está acontecendo conosco, é exatamente aí que mora a importância das ações coletivas como o do “Janeiro Branco”, o envolvimento, o esclarecimento e conscientização própria e coletiva podem salvar vidas!

Todas essas dicas, valem para nós, mas também para todos que podemos alcançar, aqueles que estimamos, familiares, vizinhos, amigos, colegas de trabalho, e é possível nos mobilizar como sociedade coletiva e representativa para mudar a realidade dos que são próximos; afinal, todos passamos por dificuldades, síndromes, ansiedade, depressão, doenças e sintomas mentais que cercam a sociedade e o homem moderno.

Essa oportunidade abre portas e bocas, vamos sim falar sobre saúde mental, é um interesse coletivo, das  nossas famílias, da família universal, solidaria e fraterna; que mora em cada um de nós. Não vamos perder de janeiro á dezembro a oportunidade do despertar  de consciência para a importância da saúde mental e emocional; de se informar e proporcionar qualidade de vida para todos.

Lícia Marchiori Crespo

Graduada em Hotelaria pelo SENAC, Águas de São Pedro/SP. Cursando o 4º Período de Psicologia pela UNIP, Vitória/ES. Atuou como docente de Hotelaria, SENAC/ES, 2014. Desde 2013, atua em consultorias e treinamentos para Meios de Hospedagem e A&B. Trabalha como voluntária e idealizadora de projetos sociais, nacionais e internacionais, desde 2005.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.