Este vídeo é da série PROFISSÕES que tem como objetivo mostrar depoimentos de pessoas que contam sua trajetória profissional, revelando os possíveis rumos que uma pessoa pode optar na sua carreira.
Nosso vídeo da série Profissões é com Marcos Vianna Sócio fundador da DOIS, atua desde 2009 como consultor na área de desenvolvimento de organizações e indivíduos.
Formado pela Adigo, já teve a oportunidade de conduzir dezenas de processos de desenvolvimento de organizações, grupos e indivíduos nas mais diversas regiões no Brasil. Atuou também por 19 anos como executivo nas áreas de Planejamento, Marketing e Vendas em empresas nacionais e multinacionais de grande e médio porte, tais como IBM, Coca-Cola, AmBev, ADP e ABF (Fleishmann/Mauri).
Foi consultor associado do Instituto EcoSocial e é co-fundador da Cooperativa ComViver (Germinar). É engenheiro de computação formado pela PUC-RJ, com MBA em Marketing pela FIA-USP e extensão na Universidade de Fresno-CA.
Podemos conceituar o luto como um processo provocado pelo rompimento de vínculo com um objeto, aprofundando podemos descrever como:
Esse rompimento pode ser caracterizar por ser parcial, por exemplo quando alguém que você possui um relacionamento vai residir em outro estado, ou total, podemos dizer no caso da morte.
O vínculo pode ser afetivo positivo, ou amoroso você ama a pessoa com quem você estava e que agora não está mais. Ou pode ser circunstancial, possui um envolvimento amoroso ou envolvimento afetivo; mas tem como característica predominante a ocupação desta pessoa/objeto na vida cotidiana, ou seja, uma pessoa/objeto se posiciona num lugar central de tarefas cotidianas de uma outra, como por exemplo uma perda do trabalho.
O objeto configura-se por significa múltiplos como por exemplo, termino de relacionamento, morte de alguém, ser demitido do trabalho e outros.
O processo do luto vai acontecer devido a atribuição de investimento afetivo, por isso enlutar-se é um processo doloroso. Provoca a necessidade de mudança, a pessoa vai ter que elaborar outros esquemas (afetivos, psíquicos, cotidianos). Por exemplo, se uma senhora acordava todos os dias e fazia o café da manhã para seu marido e ele faleceu, agora este fato cotidiano (de anos, as vezes de 40 anos) não vai mais pode ser realizado por seu esposo faleceu. O luto é um processo no qual a pessoa confronta-se com sua perda e tenta adaptar-se como a nova realidade.
Neste processo acontece uma reorganização de esquemas e de uma vida. Movendo-se para uma ressignificação da relação com aquilo que foi perdido. É importante dizer que a questão do “luto normal” ou “luto patológico” é questionada, porque cada pessoa vai elaborar o luto de uma forma singular. Segundo LEMOS & CUNHA, o luto não possui um fim ou uma solução, mas uma incorporação da perda. Deste modo a pessoa reconstrói seu modo de ser e estar sem aquele objeto perdido.
Essa incorporação não acontece de modo universal e nem linear, mas Kübler-Ross conseguiu descrever esse processo de forma didática facilitando o nosso entendimento sobre tal processo. Ela sistematizou em estágios (em pacientes terminais, referenciado em 2):
Primeiro estágio: negação e isolamento
A negação é mecanismo de defesa temporário diante da morte; geralmente não persiste por muito tempo. A intensidade e duração desse estágio dependem da capacidade do enfermo, e das outras pessoas que convivem com ele, de lidar com essa dor. No entanto, alguns pacientes podem jamais ultrapassar esse estágio, indo de médico em médico, até encontrar alguém que o apoie em sua posição.
O que faz? O mais sensato seria falar sobre a morte com pacientes e familiares.
Segundo estágio: raiva
Esse estágio pode estar relacionado à impotência e à falta de controle sobre a própria vida.
É muito difícil lidar com o paciente nessa fase: faz exigências, se revolta, solicita atenção contínua, faz críticas e tem explosões comportamentais caso não seja atendido ou se sinta incompreendido e desrespeitado. Geralmente se revoltam contra Deus, o destino ou alguém próximo. Uma pergunta comum é “Por que eu? Por que isso está acontecendo logo comigo?“.
O que faz? É importante que haja compreensão dos demais sobre a angústia transformada em raiva no. A raiva expressada não pode ser encarada como algo pessoal.
Terceiro estágio: barganha
Nessa fase, geralmente o paciente tenta negociar com Deus de maneira implícita ou até mesmo com os médicos, entrando em algum tipo de acordo que adie seu desfecho inevitável.
Os pacientes acreditam que, por serem obedientes, alegres e não questionadores, o médico fará com que melhorem. Normalmente, a pessoa que se encontra nesse estágio realiza promessas em sigilo, contando com a possibilidade de ser recompensada por seu bom comportamento. Em geral, o paciente se mantém sereno, reflexivo e dócil.
Quarto estágio: depressão
Essa fase surge quando o paciente se encontra em fase terminal e tem consciência da sua debilidade física; portanto, não pode mais negar sua doença. Nessa etapa, o indivíduo é muitas vezes forçado a submeter-se a mais uma hospitalização ou a outra cirurgia.
A depressão assume quadro clínico característico: desânimo, desinteresse, apatia, tristeza, choro etc.
O que faz? Deve-se deixar o paciente à vontade para externar seu. O paciente está prestes a perder tudo e todos os que amam, por isso é importante que passe os momentos finais junto de seus familiares e entes queridos.
Quinto estágio: aceitação
Kübler-Ross chega à conclusão de que, no último estágio, os pacientes que viveram a doença e receberam apoio podem chegar a essa fase aceitando o processo. Na maioria das vezes, o paciente manifesta grande tranquilidade e pode permanecer em silêncio. Já não experimenta o desespero nem rejeita sua realidade.
O que faz? Esse é o momento em que os familiares mais precisarão de amparo, ajuda e compreensão, devendo a equipe responsável ter ciência do estágio pelo qual o paciente está passando.
PAIVA, Fabianne Christine Lopes de; ALMEIDA JUNIOR, José Jailson de; DAMASIO, Anne Christine. Ética em cuidados paliativos: concepções sobre o fim da vida. Bioét., Brasília , v. 22, n. 3, p. 550-560, Dec. 2014 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-80422014000300019&lng=en&nrm=iso>. access on 17 Oct. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422014223038.
LEMOS, Luana Freitas Simões; CUNHA, Ana Cristina Barros da. Concepções Sobre Morte e Luto: Experiência Feminina Sobre a Perda Gestacional. cienc. prof., Brasília , v. 35, n. 4, p. 1120-1138, Dec. 2015 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401120&lng=en&nrm=iso>. access on 17 Oct. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3703001582014.
Senado abre consulta pública, e CRP-16 convoca a categoria a votar CONTRA a proposta que dispõe sobre atividades do administrador, desconsiderando a atuação multiprofissional nos recursos humanos. E mais: envie e-mail ao relator do PLS para fortalecer a mobilização!
O PLS 439/15 dispõe sobre o exercício de atividades nos campos da Administração. Porém, ao discorrer sobre as atividades do administrador, o PLS compromete a atuação multiprofissional na área de Recursos Humanos (RH). É que a proposta trata como exclusivas de profissionais formados em Administração atividades como: organização de processos seletivos e concursos públicos, administração hospitalar e serviços de saúde, magistério e perícias em gestão das organizações, avaliação de desempenho de pessoas e consultoria em organizações etc.
Seguem alguns trechos do PLS: São atividades exclusivas do(a) Administrador(a): II – magistério em conteúdos de formação profissional do campo da administração e da gestão das organizações; IV – elaboração e gestão de planos de cargos, carreiras e salários; V – elaboração e gestão de folhas de pagamento, registros e lançamentos de efetividade de pessoal das empresas e organizações em geral; VII – elaboração e gestão de pesquisa salarial, descrição e avaliação de cargos e pesquisa organizacional; X – avaliação de desempenho de pessoas e consultoria em organizações; XI – elaboração de planejamento estratégico, planos de negócios, planos orçamentários e planos de reposicionamento das organizações.
CBO. Vale ressaltar que o Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, estabelece que:
Profissionais de recursos humanos devem ter como formação e experiência: O exercício dessa ocupação requer escolaridade de ensino superior. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional;
E gerentes de recursos humanos e de relações do trabalho devem ter como formação e experiência: As ocupações da família são exercidas por profissionais que tenham cursado, pelo menos, o nível superior completo, formados em qualquer ramo do conhecimento, com experiência ou formação complementar predominante nas áreas de psicologia ou administração. É desejável que as ocupações sejam exercidas por profissionais com quatro a cinco anos de experiência na área de recursos humanos.
Diante disso, o CRP-16 destaca ser de fundamental importância que todas/os as psicólogas e os psicólogos acessem a consulta pública e VOTEM CONTRA O PLS 439/2015. O trabalho em RH também é campo de atuação da psicóloga e do psicólogo!
O Shell Iniciativa Empreendedora (IE) realiza a quarta edição da Feira de Negócios do Programa. O evento reúne os 32 empreendedores que vão expor os seus projetos para os visitantes, na intenção de desvendar novas parcerias, fomentar o empreendedorismo local, e, claro, concorrer ao prêmio POP. O negócio mais votado recebe uma premiação ao final da noite.
Esse ano, a Feira de Negócios traz como tema “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Essa frase, de Mahatma Gandhi, reflete a trajetória do empreendedorismo sustentável que o Programa busca incentivar em cada participante, para que seu negócio seja, realmente, um ponto de influência positiva local. Segundo a coordenadora local, Rany Ferrari, esse é o momento do empreendedor ouvir outras opiniões e até críticas ao seu projeto, e, a partir disso, até compreender melhor a demanda local.
O evento, que é aberto ao público, e, além de premiar o mais votado, também dará prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugar para os empreendimentos escolhidos por um júri secreto. Esses parceiros voluntários conversarão com os empreendedores, além de ter acesso ao seu plano de negócios. Dessa forma, o ouro, a prata e o bronze vão para aqueles que melhor se estruturaram, desde a entrada no programa.
Sobre o Shell Iniciativa Empreendedora
Financiado pela Shell e executado pelo CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), o Shell Iniciativa Empreendedora é inspirado no programa internacional da companhia anglo-holandesa de apoio a novos negócios, o Shell LiveWIRE. No Brasil, as ações do projeto capacitam e apoiam novos empreendedores direcionados à cadeia de óleo e gás no Norte Fluminense e no Litoral Sul Capixaba, além das cidades de Vitória, Vila Velha e Serra.
Nome: Eu Tinha Um Cão Negro Seu Nome Era Depressão
Autor: Matthew Johnstone
Editora: Sextante
Comentário:
Eu tinha um cachorro preto foi escrito por Matthew em 2005, a ideia do livro surgiu logo após o ataque terrorista de 9/11, o autor vivia em Nova York, nesta época. Ele conta um pouco sobre o assunto de depressão:
“Percebi que a vida é intrinsecamente curta e pensei o que eu estava fazendo com a minha vida, não estava vivendo-a devido a um companheiro indesejado. Depressão tinha acompanhado grande parte da minha vida desde os meus 20 e tinha investido grande quantidade de energia em cobri-la. Varias pessoas me alertaram ou foram contra a criação do livro. Esta foi uma das melhores coisas que eu já tinha feito com minha vida. Não só me libertei, mas comecei a viver a minha vida autenticamente. A maior lição em tudo isso para mim foi ajudar os outros é uma das melhores maneiras que podem ajudar a nós mesmos” (2).
Este é um livro que ajuda a milhares de pessoas a personificar e explicar seu sentimento, fazendo muitas pessoas a colocarem seus “cão negros no canil”. É interessante principalmente por ele ser homem e vocês podem ler a quantidade de depoimentos de homens que escrevem em seu site afirmando que essa coragem de assumir e falar sobre o assunto, auxiliou no processo de recuperação deles, pois se tornaram mais abertos e mais seguros para falar sobre o assunto e com seus cães. O livro não é voltado para homens, mas para todos e qualquer um que sofre com a depressão.
É um livro pequeno e simples com textos exatos e desenhos impactantes, Matthew conta a historia de um homem cuja a vida é “assombrada” por um labrador preto (depressão). Essa analogia da depressão com cães negros têm sido usada desde os tempos celtas, Winston Churchill usou essa metáfora para descrever sua própria luta com a melancolia (1).
A Organização Mundial da Saúde para marcar o Dia Mundial da Saúde Mental em colaboração com o escritor e ilustrador Matthew Johnstone contaram a história de superação do Cão Negro, disponibilizando um vídeo sobre o livro (aqui, em inglês). Abaixo segue o vídeo legendado:
O curso de formação de lideranças da Fundação Estudar chega a Serra pela primeira vez, pois sabemos que aqui temos uma rede incrível e com pessoas com vontade de transformar!
O LabX tem como objetivo: 1. Te ajudar a descobrir o seu Sonho Grande e a deixá-lo ainda maior; 2. Alinhar o seu sonho com sua carreira profissional; 3. Aumentar a sua capacidade de execução; 4. Te colocar como protagonista da sua vida.
E para isso te entregamos: 1. Conteúdo sobre liderança desenvolvido pela Estudar durante 25 anos; 2. Contato com rede de gente boa da sua cidade e do Brasil;
3. Inspiração a partir de convidados e cases de sucesso;
4. Oportunidade de botar pra fazer e dar um grande salto em direção ao seu Sonho .
Se é isso que você busca, venha fazer parte da maior rede de Gente Boa do Brasil com a Fundação Estudar!
O LabX Serra e Aracruz ocorrerá nos dias 22/10 e 19/11
Faça diferente. Venha ser protagonista da sua carreira!
A formação de lideranças da Fundação Estudar chegou em ARACRUZ!
O LabX tem como objetivo: 1. Te ajudar a descobrir o seu Sonho Grande e a deixá-lo ainda maior; 2. Alinhar o seu sonho com sua carreira profissional; 3. Aumentar a sua capacidade de execução; 4. Te colocar como protagonista da sua vida.
E para isso te entregamos: 1. Conteúdo sobre liderança desenvolvido pela Estudar durante 25 anos; 2. Contato com rede de gente boa da sua cidade e do Brasil; 3. Inspiração a partir de convidados e cases de sucesso; 4. Oportunidade de botar pra fazer e dar um grande salto em direção ao seu Sonho.
Se é isso que você busca, venha fazer parte da maior rede de Gente Boa do Brasil com a Fundação Estudar!
O LabX Aracruz ocorrerá nos dias 22/10 e 19/11.
Faça diferente. Venha ser protagonista da sua carreira!
Sinopse: Depois de não conseguir impressionar os juízes em um show de competição de canto, uma mulher deve ou executar atos degradantes ou retornar a uma existência análogo ao escravo.
Diretor: Euros Lyn
Escritoras: Charlie Brooker, Konnie Huq
Elenco:
Daniel Kaluuya como Bing
Jessica Brown Findlay como Abi
Rupert Everett como Judge Hope
Julia Davis como Judge Charity
Review: Contém spoilers
O episódio é uma lenta observação do personagem Bing, que encontra-se desconexo da realidade que vive, entediado e sem motivação. Herdou 12 milhões de pontuações de seu irmão morto. Ele não pode se desconectar aos estímulos visuais, tenta ignorar anúncios de pornografia, mas ele está sem pontuação suficientes para isso. Porém, tudo mudou quando ele viu Abi.
Algumas perguntas não são respondidas: O que aconteceu com a terra? Porque eles estão lá? Tem pessoas que estão no “jogo” e outros fora, não sabemos se eles escolheram ou não.
Esse episódio capta um momento de nossas vidas, quando assistia me via quando estou na academia ou correndo na esteira ou na bicicleta assistindo televisão. Outro aspecto é o uso de avatar digitais, o qual usamos frequentemente online eles nos representam. Mais um ponto é o fato deles não utilizam dinheiro, mas pontuações hoje temos sistemas como estes como smiles e dotz, por exemplo. Há também as audiências tipo XFactor, são três juízes e tem o mais “respeitado” semelhante Simon Cowell, em personalidade. Um fato interessante é como o público segue as opiniões dos juízes, demonstrando como são facilmente influenciável.
Abi era uma menina que diferente, fazia pinguins Origami, tinha um brilho expansivo e um sonho de ser cantora. Um dia qualquer Bing ouve Abi cantando e a incentiva a entrar no show de talentos, por ela não ter a pontuação equivalente, ele compra o bilhete para ela. No show a multidão influenciada pela opinião dos juizes ferozes por novidades, eles desaprovam seu canto – como se essa opinião desqualificassem o dom dela de cantar – e lançam uma proposta para a bela moça uma chance de se tornar uma atriz porno em uma estação de TV pornográfico.
Com a pressão Abi relutantemente concorda. Bing se revolta. Tempos depois ele vê um anúncio mostrando ela realizando um ato sexual aparece na tela, mas ele não pode ignorá-lo porque não tem pontuação suficiente. Assombrado por seu erro Bing se sente culpado e determinado a fazer algo a respeito. Se empenhou para conseguir a pontuação para ir ao show de talentos, ele vai dançar.
No meio da sua performance, ele para e tira um caco de vidro e ameaça se matar ao vivo no programa. Chora e reclama sobre o quão é injusto o sistema e insensível com pessoas. Os juízes não levam seu ato em consideração, mas pelo contrario utilizam sua performance para fortalecer o sistema e criam uma alternativa a todos aqueles que se sentem como ele. Oferecem ao rapaz o seu próprio show, no qual ele pode reclamar sobre o sistema. Capturado pelo sistema, Bing reforça-o e se aprisiona ainda mais; auxilia aperfeiçoamento de novos mecanismos de escape para todos aqueles que se sentiam como ele.
O site do Senado abriu consulta pública para que o cidadão dê sua opinião sobre o Projeto de Lei 557 de 2013, que prevê o atendimento psicológico ou psicopedagógico para estudantes e profissionais da educação, determinando que os sistemas de ensino ofereçam tais atendimentos nas redes públicas de Educação Básica. Caso queira ler o texto completo (aqui) ou saber sobre o processo de tramitação (aqui).
A proposição está na Comissão de Assuntos Sociais sob a relatoria da senadora Rose de Freitas (PMDB/ES), aguardando parecer. Para votar a favor do projeto, clique aqui e vote. Caso você não seja cadastrado, o site do Senado o/a redirecionará para fazer um breve cadastro.
Na Câmara Federal acontece uma discussão que está mais avançada, relativa ao Projeto de Lei 3688/2000, que dispõe sobre a inclusão de assistentes sociais e psicólogos/as nas escolas públicas. A matéria aguarda ser inserida na pauta do plenário da Câmara dos Deputados para deliberação. Ela já foi aprovada na própria Câmara, mas foi reformada no Senado e retornou à Casa de origem.
Foi lançado o edital do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades ofertado pelo Ifes no Campus Vitória. A inscrição pode ser realizada on-line e vai até 7 de outubro, por meio do endereço eletrônico http://ppgeh.vi.ifes.edu.br.
O mestrado é dirigido aos profissionais da área de ensino de humanidades, com diploma de graduação nas áreas de ciências humanas, linguagens e artes, que atuam em espaços de educação formal e não formal. São duas linhas de pesquisa: Práticas Educativas em Ensino de Humanidades; e Formação de Professores em Ensino de Humanidades.