O Homem Duplicado (Enemy)
*Ano: 2013
*Diretor: Denis Villeneuve
*Elenco: Jake Gyllenhaal, Mélanie Laurent, Isabella Rossellini e Sarah Gadon
*Autor: José Saramago (baseado no livro homónimo de José Saramago)
*Roteiro: Javier Gullón
*Sinopse: Um pacato professor de história descobre acidentalmente a existência de um sósia quando assiste um filme. Ele resolve descobrir mais sobre seu duplo, envolvendo sua namorada e sua esposa.
*Crítica:
O filme é excelente e intrigante, é uma dica de filme que envolve temáticas de psicologia.
CAOS É A ORDEM AINDA NÃO DECIFRADA
O homem duplo não é sobre clonagem e nem sobre gêmeos; narra a vida de um professor de história Adam Bell da universidade UGT, que vive com uma rotina monótona entre aula e namorada; sua cor de cena amarela cria uma atmosfera ainda mais parada e silenciosa, uma rotina de solidão. Que ao conversar com outro professor é indagado sobre filme e recebe uma dica de filme chamado: “Quando há vontade dá-se um jeito”, uma indicação bem sugestiva que de repente pode ter sido o gatinho para mudar a rotina calma em que vivia.
Sugestionado Adam vai a locadora e escolhe um filme, ao assistir numa noite sem qualquer animação vai dormir com sua namorada; numa cena posterior ele acorda com o pesadelo re lembrando uma cena do filme com um rapaz idêntico a ele. Ao acordar do pesadelo ele correr para o computador e verifica o contatado em sonho no filme há um homem idêntico a ele (seu duplo).
Investiga sobre a vida do seu duplo e descobre que é Daniel Saint Claire um ator, cujo o nome verdadeiro é Anthony Claire; sua cor de cena é branca luminosa. Fica-se na dúvida o que eles são. Adam dá o passo e liga para casa do Anthony e conversa com a mulher do seu duplo que o denuncia (uma prova de que são a mesma pessoa afirmando voz de Adam é a seu esposo, momento no qual o professor se enrola todo e desliga o telefone.
No meio disso tudo é importante dizer que os conteúdos das aulas de Adam são fundamentais para entender o filme assim como as palavras escritas no quadro negro atrás do professor, segue o que ele disse nas aulas:
PARTE 1:
Controle. Tudo se trata de controle. Cada ditadura possuía uma obsessão. Na Roma Antiga, deram às pessoas pão e circo mantiveram a população ocupada com entretenimento. Mas outras ditaduras usaram outras estratégias: Controle de ideias e de conhecimentos. Como faziam isso? Educação de baixa qualidade, limitam a cultura, restrição de informação, censuram todos os meios de expressão do indivíduo. E é importante lembrar-se isso é um padrão que se repete ao longo da história.
PARTE 2:
Na última aula falamos sobre ditaduras, então hoje vamos começar com Hegel. Foi Hegel que disse que os grandes maiores eventos do mundo acontecem duas vezes, e então, Karl Marx adicionou: a primeira vez foi uma tragédia; a segunda vez foi uma farsa. É estranho pensar que os maiores pensadores do mundo estão preocupados que esse século vai ser uma repetição do último. Agora, há uma observação interessante. Um ato criativo de memória para se lembrar de algo para se lembrar de alguém, está sempre disfarçado em emoções.
Podemos perceber o padrão de comportamento de Adam mesma roupa formais (terno), cabelo e barba bagunçados, modo de agir submisso e um leve ar arrogante. Já o Anthony possui roupas modernas, cabelo e barba arrumado e penteados, seu comportamento e intimidador e explosivo. Eles se encontram num hotel, um espelho do outro, e percebem que não só são parecidos, mas idênticos em tudo mão e cicatriz. Mesmo se fossem gêmeos terem a mesma barba, cabelo e cicatriz não é comum. Apesar deles falarem no telefone um com outro e aparecerem juntos podemos assistindo ao filme podemos perceber que são alucinações (experiências sensoriais reais baseadas em objetos/fenômenos irreais) ou seja, só quem via e ouvia o duplo era ele mesmo o Anthony.
O Adam é o duplo de Anthony e não ao contrario como o filme sugere no início. O ator sugere se sentir aprisionado, com a perda de controle sobre a sua vida diante sua condição de marido e pai, e a constante intervenção de sua mãe (aquela que é capaz de influenciar suas decisões). O simbolismo adotado é a aranha que está em diversos elementos de fundo no filme (figuras abaixo). As aranhas estão ligadas intimamente pelas mulheres no filme, elas aparecem quando as mulheres denunciam seu duplo e realizam um sistema de regulagem negando o comportamento de fuga e esquiva do personagem em relação a fidelidade, compromisso e responsabilidade.
> Quando a mãe denuncia a Adam que sim ele gosta de mirtilo e que deveria desistir de sua carreira de ator:
> Quando a esposo de Anthony afirma que ele sabe sim o que está acontecendo (eles conversam sobre o duplo):
> Quando ele diz para Helen que vai sair a noite e quando ele vai vê-a, sua expressão deve ter denunciado a sua decepção por ele voltar ao padrão de comportamento de infidelidade:
>As teias que aparecem no filme, a rotina entediante que o aprisiona e a cena do delírio relacionado ao acidente de carro com a amante Mary:
Uma cena boa é quando a esposa de Anthony investiga o marido a noite, a fim de confirma a história devido ao histórico de infidelidade dele e acha um endereço e vai a universidade e encontra com o duplo de seu marido. Sua expressão é de medo e confusão, vemos imagem dela bem deprimida tentando entender todas essa complexidade.
Numa cena Adam fica no lugar de Anthony e vice versa; Anthony sai com Mary e Adam vai para casa encontrar Helen. A cena do ator e a amante é um delírio e acontece paralelamente ao encontro de Adam e Helen, quando ela fala que quer o professor e não o ator; no delírio Mary descobre que ele e casado e eles brigam e acaba acontecendo o acidente – sendo assim não mais possível a continuação da infidelidade -. Mas no final não por acaso Adam escolhe o paletó com a correspondência da chave do clube de homens e ali podemos ver o padrão/clico recomeçar.
Eles são a mesmas pessoas: mesma cicatriz, mesma barba, mesmo cabelo. Num momento vemos a mesma foto utilizada por Adam a fim de verificar a semelhança entre ele e seu duplo, na sala do Anthony e mostra a foto toda (abaixo), outro momento revelador é quando o professor vai conversar com sua mãe e ela o confronta e diz: “acho que deveria desistir de ser ator de filmes de 3ª linha” e quando ele afirma que não gosta de mirtilo e sua mãe fala: “Lógico que gosta e elas fazem bem”. Na ligação inicial que Adam faz para casa de Anthony e a Helen atende e diz com firmeza que a voz de Adam é a seu esposo.