Gestão de Resíduos: Dicas para ser mais sustentável além da quarentena!

 

Nesse período de quarentena, em que estamos ficando muito tempo em casa, você já reparou a enorme quantidade de resíduos que geramos?

Será que podemos fazer diferente? Como?

Aqui estamos focados em ações individuais, e nada de desculpas que a prefeitura ou o governo não fazem a sua parte, pois se cada um fizer o seu dever, os resultados são enormes, afinal, somos mais de 7 bilhões de pessoas no mundo.

Ai vai algumas dicas:

1. Separe seus resíduos: Primeiro de tudo, separe tudo o que produzir em lixo seco (reciclável) e úmido (orgânico). O resíduo reciclável deve estar bem limpinho. Armazene-os até a quarentena passar e leve-os a um PEV (ponto de entrega voluntária) espalhados pela cidade. É importante verificar a disponibilidade no seu município, lembrando que Vitória possui e a distribuição deles pode ser verificada por bairro no site da prefeitura: https://www.vitoria.es.gov.br/cidade/coleta_seletiva

Lembre-se pilhas, baterias e lâmpadas também devem ser descartadas corretamente. Mais dicas e informações você pode encontrar em: https://nucleocamaleao.eco.br/

 

2. Faça compras a granel: assim você evita o uso do plástico.

                Foto de Viktor Smith no Pexels

 

3. Reutilize: reutilize potinhos de vidro que já tem em casa para fazer suas compras a granel.

               Foto de Kokil Sharma no Pexels

 

4. Utilize sacolas retornáveis: ao fazer compras, muitas vezes pegamos mais sacolas do que precisamos. Você pode utilizar ecobags para ir ao mercado e sacolinhas de tecido ou retornáveis para colocar itens de hortifruti, ou mesmo não utilizar aquelas sacolinhas transparentes. A @ecobagpet (instagram), por exemplo, produz ecobags feitos com sacos de ração reutilizados (https://umavidasemlixo.com/).

                 Foto de ready made no Pexels

 

5. Faça compostagem dos resíduos orgânicos: as composteiras domésticas podem ser compradas ou produzidas por você mesmo. Use e abuse da criatividade!

 

6. Descarte sua máscara no resíduo comum: ou “lixo úmido”, nada de coloca-la nos recicláveis. Elas estão contaminadas e podem contaminar os catadores que irão manipular seu resíduo. Fonte:Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

7. Recicle: Fabrique os próprios brinquedos com seus filhos, reciclando materiais.

                  Foto de SplitShire no Pexels

 

8. Doe: desapegue de roupas e sapatos que não usa há anos e doe para quem precisa.

 

9. Planeje seu cardápio semanal: assim você evita desperdícios utilizando todos os produtos que estragam rápido.

 

10. Compre apenas o necessário: Você adora uma promoção e aproveita a “oportunidade” mesmo quando não está precisando daquele item? O consumo exagerado leva ao desperdício e ao uso inadequado dos nossos recursos naturais. Pense nisso!

 

Ninguém está dizendo que é fácil. A mudança de comportamento carrega em si muita força de vontade e determinação. Ainda mais em um mundo onde as facilidades surgem como opções tentadoras.

Pense: “Não é sobre ajudar o planeta, mas sobre ajudarmos a espécie humana, que é totalmente dependente do meio ambiente em que vive. ”

 

Para Inspirar:

Em 2014, Cristal, criou o blog: Um Ano sem Lixo, com a ideia de compartilhar como seria parar de produzir resíduos, porém, a iniciativa ganhou outra proporção, e virou um livro que ficou entre os finalistas do prêmio Jabuti 2019: “Uma Vida Sem Lixo – Um Guia para Reduzir o Desperdício na sua Casa e Simplificar a Vida.”

Ela foi inspirada na blogueira americana Lauren Singer, que consegue guardar todo o resíduo que produz em um pote de vidro.

Para se inspirar também, segue o link do blog da Cristal: https://umavidasemlixo.com/

E pra você que acha caro ser sustentável, esse vídeo fala um pouquinho sobre isso: Assista! É bem rapidinho!

“Quanto custa ser sustentável? https://www.youtube.com/watch?v=ypCZtBDp0Tc”, retirado do site https://www.menos1lixo.com.br/.

E você? O que você tem feito para ser mais sustentável hoje?

A ideia desse texto não é esgotar o assunto, mas trazer fontes de informação úteis e importantes relacionadas ao tema. Acesse os links citados e coloque em prática.

 


Ana Carolina Tesch Benincá

Bióloga e educadora ambiental

Linkedin

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.