Como saber quando preciso de ajuda

Cada dia temos exigido mais de nós mesmo ou recebemos pressão externa como do trabalho, por exemplo. Na busca de “sermos mais produtivos” realizamos jornadas longas de trabalho, estudos e atividades. Fica a pergunta: Como saber quando parar ou buscar ajuda? Essa é uma pergunta frequente, neste post vamos falar um pouco sobre sinais de alerta no qual você deve observar e procurar ajuda. 

Antes de tudo, vou listar algumas atitudes que podem te ajudar:

  1. Fazer atendimento psicológico e ir ao médico de modo preventivo ainda é uma boa opção para manter uma boa saúde física e mental. 
  2. Estabelecer limites claros para trabalho, estudo e atividades são fundamentais para se construir uma vida mais harmoniosa. 
  3. Pedir ajuda, falar de sentimentos, de problemas e de situações que te incomodam não é mínimo e ajuda a minimizar alguns sentimentos e a pensar melhor sobre a situação. 
  4. Buscar ajuda especializada de psicólogos e médicos são excelentes opções. São profissionais graduados que estudaram e são capacitados para te ajudar de modo sigiloso e profissional. 
  5. Busque por indicação de profissionais, ou empresas que são destaque. (Aqui na Quallity Psi temos um time de psicólogos para te auxiliar presencialmente e online). 

 

Agora vou listar alguns sinais de alerta que você deve observar e procurar ajuda: 

  1. Ficar constantemente doente, gripe, dores, indisposição e outros. 
  2. Sentimentos negativos (sensação de cansaço, de que você não é bom suficiente, de querer fugir, de querer sair correndo/dirigindo sem destino, de desesperança, de tristeza, de sumir, do tempo passar logo, de tédio e semelhantes). 
  3. Não querer sair de casa, tomar banho e realizar atividades básicas.
  4. Mudanças súbitas de humor.
  5. Perda de memória ou dificuldade de lembrar as coisas. 
  6. Perda ou aumento de apetite e de peso.
  7. Alterações nos padrões de sono.
  8. Comentários ou pensamentos negativos em relação ao futuro.

 

Existem muitos mais sintomas e sinais de alerta, esses são alguns. Se estiver com mais de três desses, busque ajuda especializada.  

 

 

Abraços

Tamires Mascarenhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.